Situações envolvendo danos ocorrem cotidianamente. Porém, se você já sofreu algum tipo de perda ou prejuízo causado pela ação ou omissão de um terceiro, muito provavelmente você já se questionou se valia mesmo a pena contratar um advogado de indenização. Afinal, quem é lesado por uma conduta danosa passa por inúmeros desgastes, além de arcar com os gastos para consertar o problema.
Contudo, uma assessoria jurídica especializada pode fazer toda a diferença em termos de condução de um processo judicial, até o seu êxito. Como um advogado de indenização possui experiência em casos envolvendo danos de diferentes tipos, esse profissional pode orientar o cliente desde o início, traçando uma estratégia e oferecendo um prognóstico para o seu caso. Para saber o que considerar antes mesmo de contratar um advogado de indenização, não deixe de conferir!
Mas, será mesmo que preciso de um advogado de indenização?
A primeira coisa que você precisa saber antes de contratar um advogado de indenização é que a representação desse profissional não é obrigatória em qualquer processo judicial. Em uma ação cujo valor do pedido de indenização não ultrapasse 20 salários-mínimos, por exemplo, não é necessário o suporte de um advogado. Processos assim tramitam no Juizado Especial e você pode ajuizar e acompanhar o processo sozinho. Contudo, mesmo em ações judiciais em que a representação de um advogado não é obrigatória, a assessoria de um profissional é um diferencial. Um advogado de indenização pode auxiliar o cliente de diversas formas, tais como:
– Montar uma estratégia considerando tanto os fatos apresentados pelo cliente, quanto as decisões dos Tribunais para casos semelhantes
– Oferecer um prognóstico do caso e mostrar ao cliente se existem chances de êxito, ou seja, de ganhar a causa
– Calcular o valor da indenização, especialmente quando ela tratar de danos morais
– Mostrar ao cliente coisas que talvez ele não esteja enxergando por estar envolvido com a situação, ou ainda, por não ter conhecimento da lei
– Ajudar o cliente a economizar tempo e dinheiro, já que nem sempre vale a pena entrar com um processo na Justiça
Por que contratar um advogado de indenização?
Os casos envolvendo indenizações podem ser mais ou menos complexos. Isso porque, no Direito, existem diferentes tipos de dano. O dano material, o dano moral, o dano estético e até a perda de uma oportunidade podem ser objeto de indenização. Contudo, tanto a prova quanto o cálculo desses valores variam em cada caso.
A principal vantagem de contratar um advogado de indenização é que esse profissional pode ajudar o cliente na hora de tomar a melhor decisão. Em outras palavras, um especialista pode mostrar ao cliente quais são as vantagens e desvantagens de entrar com um processo considerando o seu caso especificamente, bem como, quais as chances de vencer a causa. Baseado na experiência e nos estudos das decisões dos Tribunais, o advogado é capaz de demostrar ao cliente se o seu processo tem chances de êxito e com isso ele tem mais elementos para optar por entrar ou não com um processo na Justiça.
O que você precisa saber antes de contratar um advogado para receber a sua indenização?
Antes mesmo de entrar com um processo, existem vários fatores que o cliente deve considerar muito além dos honorários do profissional. Alguns deles explicaremos a seguir.
Uma ação indenizatória tem prazo para ser ajuizada e leva tempo
Nem todos os clientes sabem, mas as ações indenizatórias em geral só podem ser ajuizadas após 3 anos da ocorrência do dano. Caso o dano seja decorrente de uma relação de consumo, esse prazo sobe para 5 anos.
Além disso, caso o processo de indenização seja ajuizado na Justiça Estadual, ele pode demorar em média 4 anos para ser julgado, conforme demonstram os dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Na prática, isso significa que sim, um processo leva tempo para ser concluído e isso deve ser considerado antes mesmo do ajuizamento da ação.
A vantagem de contratar um advogado de indenização é que não é preciso perder tempo para solucionar o dano. Analisando o seu caso, um profissional experiente pode demonstrar se vale a pena ou não entrar com o processo, quais são os riscos e quais são as chances de você ganhar a causa, mesmo depois de anos na Justiça.
Um processo na Justiça custa
Outro aspecto que deve ser considerado são os custos de um processo. Muitos clientes não sabem, mas em alguns casos eles podem ser condenados a pagar os chamados honorários sucumbenciais, caso percam a causa. Esses honorários serão devidos ao advogado da parte contrária, além daqueles que devem ser pagos ao advogado contratado.
Além disso, para manter o processo tramitando na justiça, são devidas as chamadas custas processuais, o que pode tornar o processo ainda mais caro.
Contratando um bom advogado de indenização, o cliente terá uma perspectiva de quanto ele poderá gastar no processo, considerando tanto as custas, quanto os riscos e o tempo de tramitação. Esse cálculo é fundamental para que ele não perca dinheiro e não gaste com um processo que tem poucas chances de ter êxito.
Nem sempre o dano existe
Para propor uma ação de indenização é fundamental que exista um dano. Contudo, ele nem sempre é fácil de identificar e provar. Especialmente quando estamos falando em danos morais, a maioria dos clientes não sabe diferenciar este de um aborrecimento e pode acabar entrando com um processo que não possui a menor chance de ser julgado procedente. Por mais que algumas situações sejam extremamente desgastantes e desagradáveis, em muitos casos elas não geram o prejuízo ou a perda necessária para configurar como dano moral. Logo, a análise de um advogado pode auxiliar o cliente nessa avaliação, além de ser um olhar externo e experiente, capacitado para analisar os elementos da causa e a existência real do dano.
Você corre o risco de fechar um mau acordo
Infelizmente, por desconhecer a legislação e estar envolvido com o caso, é comum que clientes dispensem a assessoria de um advogado e acabem fechando péssimos acordos com aqueles que causaram o dano. Em muitos casos, o cliente quer se ver livre de todo desgaste que uma situação danosa causa, mas acaba em desvantagem.
Com o suporte de um advogado, o cliente sabe exatamente até onde ele pode chegar em termos de acordo e quais são os riscos que ele corre. Esse tipo de auxílio faz com que o problema seja solucionado e os prejuízos ressarcidos de forma mais justa.
Muitas pessoas que sofreram danos ainda enxergam a contratação de um advogado de indenização como mais um custo e mais um desgaste. Porém, por mais que lidar com os danos seja uma questão cansativa, o auxílio de um profissional pode trazer mais clareza e perspectiva na hora de solucionar os prejuízos e perdas sofridos.
Tem dúvidas em relação a contratação de um advogado de indenização? Entre em contato conosco saiba mais!