Você sabe o que é um planejamento sucessório empresarial?

O planejamento sucessório é uma forma jurídica de se definir e organizar como será feita a transferência dos bens dos líderes da empresa antes mesmo do seu falecimento, isto é, como será a sucessão patrimonial do empresário.

Essa forma de planejamento tem como objetivo principal a preservação dos bens e da atividade empresarial, conferindo proteção para a empresa em caso de vulnerabilidade e garantindo a manutenção das atividades e operações dos negócios. O planejamento sucessório garante a liberação rápida de recursos e ativos e evita discussões sobre a sucessão e eventuais disputas pela herança.

Como funciona o planejamento sucessório empresarial?

O primeiro passo é elaborar uma avaliação, onde o empresário e o advogado discutem todos os detalhes da constituição do patrimônio, ou seja, quais bens serão objetos do planejamento sucessório e qual será o meio mais adequado para se utilizar.

A partir daí é traçado um plano de ação, do ponto de vista empresarial, familiar e tributário, e então elaborados os documentos necessários para concretizar tais ações, que pode ser através da realização de testamento, holding familiar, trust, doação, etc.

Para que serve o planejamento sucessório empresarial?

Através do planejamento se consegue ter uma visão ampla sobre as operações da empresa e, então, definir os melhores caminhos para realizar a tributação da forma menos onerosa.

O objetivo é, de maneira consciente e segura, realizar a transferência do patrimônio, visando reduzir a incidência de impostos e manter a segurança jurídica durante toda a transação.

É muito comum que erros na administração e transferência do patrimônio acabem por prejudicar a plena continuação da empresa. Por isso, se você é empresário, se preocupe com essas questões o quanto antes! Faça o planejamento sucessório da sua empresa e evite conflitos no futuro!